O Júri

saiba quem irá avaliar as capas

O JÚRI

O júri da 3ª Edição do Concurso Getty Images de Melhor Capa de Livro 2011 será composto por profissionais habilitados, indicados pelo mercado editorial e publicitário, e será divulgado pela mídia, e-mail informativo e dentro do nosso site;

A comissão de seleção e premiação será composta por até 6 (seis) membros, a serem designados pela comissão organizadora do concurso, todos com notória competência no campo da fotografia e design;

Os jurados confirmados até agora são:

Victor Burton, 55, designer gráfico na área editorial. Nascido no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira na editora Franco Maria Ricci de Milão, na Itália, país em que residiu de 1963 a 1979, e onde criou suas primeiras capas para a editora Il Formichiere, em 1977. No Brasil desde 1979, vem se dedicando ao design gráfico na área editorial e de produções culturais, destacando-se a longa colaboração com diversas editoras, entre as quais Companhia das Letras, Record, Objetiva, Ediouro e Nova Fronteira. Já criou mais de 3 mil capas e duzentos projetos de livros de luxo. Foi destaque nas edições de 1998 e 2000 da Bienal de Design Gráfico e Ouro ADG em 2002 e, vencedor do prêmio Jabuti de Capa em 1993, 1995, 1996, 1999, 2001 e 2005, e na categoria projeto editorial em 1997, 1998, 2000 e 2006. Recebeu também o prêmio Aloísio Magalhães (da Biblioteca Nacional) de Projeto Gráfico em 1995, 1997 e 2001. Foi um dos “Top Ten” na exposição Brasil Faz Design 2002, Milão, e o primeiro colocado no Designers by Designers da revista Design Gráfico em 2002.

Raquel Cozer, 33, jornalista especializada na cobertura de livros. Na área, foi repórter da Ilustrada, na Folha, e repórter e colunista do Sabático, no “Estado”, além de assinar desde janeiro de 2010 o blog A Biblioteca de Raquel. Ela também trabalhou no jornal “Agora”, editado pelo Grupo Folha, e nas editoras Globo e Abril, e agora está de volta à Folha desde setembro de 2011, como repórter da Ilustríssima.

Rafael Goldkorn , 38, editor de livro. Rafael começou na profissão na época que as capas eram aprovadas via fax na Civilização Brasileira, com Ênio Silveira. Pouco depois já estava na Bertrand Brasil trabalhando com Rosemary Alves. Seu primeiro contato com design de capas foi com um grande designer e amigo, Felipe Taborda, na época responsável por todas as capas da editora. Hoje, 18 anos depois, abriu sua própria editora, a Valentina, que estreará no mercado em 2012. Nesses anos lançou grandes nomes do design editorial como Raul Fernandes, Rodrigo Rodrigues e Silvana Mattievich. Foram mais de 10 Feiras de Frankfurt, Book Expo America (BEA), Feira de Turim. Viveu, na profissão, toda a transformação do analógico para o digital.

Marcio Ribas, diretor de arte por formação está na NeogamaBBH desde 2000. Atualmente é Diretor de Criação da agência. Ao longo de 15 anos de carreira, Ribas já conquistou 10 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, dos quais o primeiro Cyber Lion brasileiro e 4 leões de ouro, prêmios no One Show, DA&D, Clio Awards, Prêmio Abril e Prêmio Estadão. Entre as campanhas mais relevantes que criou, merecem destaque “O mundo é de quem faz” para IG, “Cirque du Soleil” para Bradesco, “Sou da Paz” – Campanha pelo desarmamento e “Casas” para ADESF.

Cristina Leão Andrade, atualmente coordenadora e diretora de criação da Agência ESPM, teve passagem em agências como Strawberry Frog NY, Leo Burnett Lisboa, Agência Click, Age e Duda Mendonça. Tendo trabalhado com clientes como Natura, P&G, Fiat, Itaú, Nike, Guaraná Antarctica, Heinz, Kellogg´s entre outros. Seus trabalhos já foram premiados em festivais de publicidade como Cannes Lions, London Festival, Eurobest, Fiap, ABP, Anuário do Clube de Criação de Portugal e Anuário do Clube de Criação de São Paulo. Nos 4 anos que trabalhou em Lisboa, foi parte da trinca representante do país no Festival de Cannes como Young Creative.

Marcello Montore, arquiteto graduado pela FAU-USP. Foi diretor da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADGBrasil) na gestão 2002-2004. É sócio-editor, desde janeiro.2008 da revista digital AgitProp: revista brasileira de design (www.agitprop.com.br). É doutor em design pela FAU-USP. É autor do livro Elenco: a cara da bossa e foi curador da exposição de mesmo nome que esteve em cartaz no Instituto Tomie Ohtake de dezembro de 2009 a março de 2010. É coordenador do Departartamento de Design e Comunicação Visual da ESPM e do Design Lab. Ministra as disciplinas de Tipografia Aplicada a Projetos de Design e Identidade Visual Corporativa, ambas na ESPM. No Instituto Europeo di Design ministra o curso de Projeto Editorial. É sócio diretor da Vista Design, estúdio de design sediado em São Paulo desde 1996.

 

JÚRI POPULAR

Á partir da 3ª edição do concurso haverá a categoria júri popular. Após o término das inscrições, disponibilizaremos um sistema de votação online das melhores capas de livro na opinião do público. Os 3 primeiros lugares serão homenageados no evento da entrega de prêmio do concurso, em Abril de 2012, e serão divulgados no site. O ganhador será definido por uma média de total de pontos (estrelas) junto com maior número de votos.